sexta-feira, 23 de março de 2012

Programa Escola da Família

O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
Ele possibilita a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que contribuem para a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade cultural e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.
Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.
Em diversas regiões do Estado, as escolas públicas constituem o principal, ou, muitas vezes, o único equipamento público comunitário, especialmente nas localidades em que há pouca ou nenhuma opção de lazer e cultura.
Os espaços escolares, normalmente ociosos aos finais de semana, passam a ser ocupados com atividades endereçadas à comunidade, favorecendo-lhe o direito de conquistar e fortalecer sua identidade. Assim, responsavelmente, essa comunidade, apropriando-se desses espaços, agrega ao seu cotidiano valores essenciais para a edificação de uma cultura participativa.  
Hoje, milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um programa de concessão de bolsas - o Programa Bolsa Universidade - realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior.
Esse convênio garante aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 310,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela Instituição de Ensino Superior respectiva.
Os universitários, contemplados com os benefícios do Bolsa Universidade, por meio de  seu empenho e dedicação, contribuem efetivamente para o desenvolvimento da comunidade local. Ao término do curso, poderão incluir em seu currículo essa experiência adquirida, rica em responsabilidade social e participação comunitária.


Eixos

Os quatro eixos norteadores do Programa – Cultura, Esporte, Saúde e Trabalho - constituem os marcos-estruturantes da Grade de Atividades e embasam o planejamento das ações aos finais de semana, contribuindo para a interlocução com as atividades da semana letiva.
A escolha dos eixos fundamentou-se no relatório final do perfil e avaliação da comunidade, de alunos participantes e não-participantes do projeto piloto, de abertura das escolas da Rede Estadual de Ensino da Grande São Paulo


Eixo Cultura
A Cultura envolve todas as formas de manifestação artística; apresenta a expressão humana sobre si, o outro, a sociedade e o mundo nas diferentes linguagens: teatrais, cinematográficas, corporais, musicais, plásticas, fotográficas, folclóricas e científicas; promove o (auto) conhecimento e o senso crítico; colabora para a formação da identidade; propicia a experimentação de outros papéis.
Este eixo tem como principal intuito possibilitar as diferentes manifestações artísticas, os costumes e expressões da comunidade.
Deve ser desenvolvido a partir da realidade da escola e das sugestões colhidas na comunidade, promovendo tempo e espaço para o diálogo entre os participantes, conferindo legitimidade às manifestações e enfatizando o respeito à diversidade cultural.


Eixo Esporte

O Eixo Esporte tem como objetivo não só colaborar para o desenvolvimento físico como também contribuir para a formação integral do indivíduo, na construção do trabalho coletivo e na aquisição de valores sociais.
Esse eixo aponta caminhos para a redução de desigualdades, promovendo a inclusão social.


Eixo Saúde

O Eixo Saúde propõe uma abordagem ampla que vai além do aspecto biológico, tratando o tema como uma questão social resultante das condições de alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer e acesso aos serviços de saúde. Esse resultado é expresso na qualidade de vida da comunidade que deve ser imbuída, cada vez mais, de ações preventivas para fortalecer positivamente seu desenvolvimento.





Eixo Trabalho

O Eixo Trabalho abrange o desenvolvimento de atividades que possibilitam geração de renda e/ou aquisição de competências e habilidades. Esse eixo valoriza o fazer local, buscando alternativas que possam suprir possíveis necessidades.






ESCOLAS QUE POSSUEM O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA NA DIRETORIA DE ENSINO DE BOTUCATU







MUNICIPIOS
UNIDADE ESCOLAR
ANHEMBI
EE VALENTIN DO AMARAL
AREIÓPOLIS
EE PROF PEDRO AUGUSTO BARRETO
BOFETE
EE ANSELMO BERTONCINI
BOTUCATU
EE DR ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA
BOTUCATU
EE PROF AMÉRICO VIRGINIO DOS SANTOS
BOTUCATU
EE PARQUE RESIDENCIAL 24 DE MAIO
BOTUCATU
EE PROF.ª SOPHIA GABRIEL DE OLIVEIRA
BOTUCATU
EE PROF FRANCISCO GUEDELHA
BOTUCATU
EE PROF JOÃO QUEIROZ MARQUES
BOTUCATU
EE PROF EUCLIDES DE CARVALHO CAMPOS
BOTUCATU
EE PROF RAYMUNDO CINTRA
CESÁRIO LANGE
EE ARISTEU VASCONCELLOS LEITE
CONCHAS
EE PROF ANÍZIO FERRAZ GODINHO
ITATINGA
EE PROF.ª INÁH LOPES DE OLIVEIRA MACEDO
LARANJAL PAULISTA
EE LUIZ CAMPACCI
PEREIRAS
EE VER. EGILDO PASCHOALUCCI
PORANGABA
EE ALDO ANGELINI
PRATANIA
EE PROF.ª MARIA APARECIDA JUSTO SALVADOR
QUADRA
EE DA QUADRA
SÃO MANUEL
EE PROF.ª MARIA BENEDITA DE ALMEIDA BAIDA
SÃO MANUEL
EE  PROF WALTER CARRER
SÃO MANUEL
EE PROF FRANCISCO DE OLIVEIRA FARACO
TORRE DE PEDRA
EE PROF RENATO ANGELINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário